Páginas

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Sexta Feira 13: Origens e Curiosidades

E ai galera, hoje vim falar de um dia muito importante para os amantes de halloween e filmes de terror. Primeira sexta feira 13 do anoo, vivaa! :D, então para os supersticiosos, evitem pisar em rachaduras , passar por baixo de escadas e ver gatos pretos.
A sexta feira 13 é um dia supersticioso em muitas culturas, na britânica por exemplo, ela é considera o dia da má sorte porque, antigamente eles enforcavam os criminosos na sexta feira e a escada que se subia era composta por 13 degraus.
Em outros lugares em sua maioria é pela religião, que dizia que na santa ceia haviam 13 pessoas e que Judas o apóstolo que traiu Jesus foi o décimo terceiro a chegar na santa ceia, também há pela numerologia, porque há 12 meses no ano, 12 signos do zodíaco, 12 horas no relógio, 12 apóstolos de Jesus, 12 deuses do Olimpo, por essa linha de pensamento o número 13 foi o primeiro a quebrar essa harmonia e há uma última razão também considerada por alguns povos, a nórdica, que dizia, que Friday (sexta feira em inglês) vem de Frigga, a deusa do amor e da fertilidade. Quando as tribos nórdicas e alemães se converteram para o cristianismo, Frigga ganhou o status de bruxa, e foi criada a crença de que toda sexta feira a ex deusa se vingaria juntando-se com outras 11 bruxas e o demônio, tendo então 13 elementos, onde planejariam sua vingança.
Algumas Curiosidades:
*Para os cristãos Jesus ter sido crucificado em uma sexta feira e na última sexta haviam 13 pessoas.
*Há uma crença que diz que a cada 13 pessoas que comem, uma delas vai morrer.
*Na Espanha, essa tradição é diferente, o dia do azar é na quinta feira 13
*A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi, caiu no dia 13 de 1972, que foi uma sexta.
Enfim, aqui estão algumas origens e curiosidades da sexta feira 13. Feliz sexta feira 13 !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário